Sobre a lealdade

Lealdade. Palavra forte, com significados mais fortes ainda. Em dicionários encontramos como significado: ser leal, ser integro, ser fiel… Na busca por sinônimos achamos palavras como integridade, honestidade, fidelidade, dedicação, sinceridade… Na filosofia lealdade é a semente de todas as virtudes… Mas e para você, o que essa palavra significa?

Uma sugestão de uma leitora me fez parar, pensar e refletir muito a respeito. Será que sou leal? Pratico esses conceitos diariamente? Qual o peso da lealdade para mim? Antes dessa sugestão nunca havia analisado tão profundamente o peso dessa palavra em minha vida.

Lealdade para mim é a memória do nosso coração. É a maneira de expressarmos nossa gratidão para aquelas pessoas que nos passam confiança para seguirmos sempre em frente. Ser leal é ser forte, é ser integro, é se doar sem ter a intenção de receber. É mais que ser fiel, é mais quer ser amigo, está além da parceria e em alguns casos esta além até mesmo de nossa compreensão.

Ser leal é confiar. Tem momentos em que esse sentimento será testado e você tem de estar a frente. Em outros só basta estar ali. Algumas vezes você terá de se defender. Em outras basta acreditar.

Ser leal nem sempre é certo. Mas sempre certos devemos ser? A lealdade nos testa, nos motiva, mas também nos cega.

Lealdade define nossas amizades, nosso amor, nosso caráter e nosso ser. Ser leal para mim está ligado a doação, a conexão, a confiança e a construção de nossas relações. Nos faz melhor se usada com equilíbrio, mas também tem o poder de nos destruir se não usada em suas dosagens certas.

Agora para refletir: o que é ser leal para você?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s