Grandes escritoras que você precisa (re)ler: Cora Coralina

Cora Coralina

cora-coralina-1-l

Poetista e Contista brasileira, Ana Lins dos Guimarães Peixoto (Cora Coralina, é o seu pseudônimo), nasceu em 20 de agosto de 1889, em Goias e faleceu em 10 de abril de 1985. Teve seu primeiro livro publicado aos 75 anos, nos provando que nunca é tarde para seguirmos nossos corações e realizarmos nossos sonhos.

Com nível de escolaridade de apenas a terceira série do primário concluída, ela escrevia seus contos e poemas desde os 14 anos, que chegaram a serem publicados em jornais. Ao longo de sua trajetória chegou a publicar também o seu conto “Tragédia na Roça” no “Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás”, com seu pseudônimo de Cora Coralina e foi convidada a participar da Semana da Arte Moderna, mas foi impedida de ir pelo marido. Após a morte do marido decidiu seguir a carreira de doceira para criar os quatro filhos e viveu por muito tempo com sua produção de doces. Trabalhou também como vendedora de livros em São Paulo, que foi onde também foi em busca de aprender a datilografar aos 70 anos e decidiu ir atrás de editoras e foi aos 75 anos que conseguiu realizar o seu sonho de publicar o seu primeiro livro “O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.

Nos seus últimos anos de vida ela vendeu vários livros, foi elogiada por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade, recebeu o título da Doutor Honoris Causa da UFG. Foi eleita com o “Prêmio Juca Pato” da União Brasileira dos Escritores e participou de várias conferencias e programas de televisão.

Uma mulher cheia de talento e inspiradora que nos faz perceber o quão forte e capazes somos. E que nos deixou além de diversas obras a maior mesagem de todas, de que devemos correr atrás dos nossos sonhos sempre e que nunca é tarde demais para podermos realiza-los!

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” _ Cora Coralina.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s